O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sancionou o decreto que cria o programa Vai de Graça, permitindo que a população utilize ônibus e metrô sem custo durante o período do Carnaval. A medida entra em vigor no sábado (1º/3) e se estende até a terça-feira (4/3). Após esse período, a gratuidade passará a ser permanente em domingos e feriados.
De acordo com o chefe do Executivo local, a iniciativa visa facilitar o deslocamento dos moradores do DF, incentivando visitas a familiares, participação em eventos religiosos e o acesso ao comércio. “Agora, mais pessoas poderão se locomover pela cidade, visitar parentes, ir às igrejas, ao comércio e conhecer mais do DF. Mais uma ação para facilitar a vida da nossa população”, afirmou Ibaneis.
A vice-governadora Celina Leão (PP) celebrou a decisão e reforçou a importância do programa. “Hoje vamos oficializar uma grande conquista para nossa capital: o Programa Vai de Graça. E a melhor notícia? Já começa a valer neste final de semana!”, destacou.
Além de proporcionar maior mobilidade à população, o governo pretende usar o período de gratuidade como um teste para avaliar a viabilidade da implementação da chamada tarifa zero em todos os dias da semana. “Neste primeiro momento, nosso objetivo principal é incentivar o comércio e o lazer no Distrito Federal. Mas também queremos testar como será a implementação da medida para checarmos se é possível estabelecer a tarifa zero todos os dias da semana”, explicou o governador.