A Secretaria de Proteção Animal do Distrito Federal (Sepan/DF) anunciou a abertura de 720 vagas para a castração gratuita de cães e gatos no mês de fevereiro. A iniciativa visa promover o bem-estar animal, a saúde pública e a sustentabilidade ambiental. Os agendamentos estarão disponíveis nos dias 29 e 30 de janeiro no site www.agenda.df.gov.br. No dia 29, às 9h, será possível agendar para gatos, e às 14h, para gatas. No dia 30, os agendamentos abrirão às 9h para cachorros e às 14h para cadelas.
De acordo com a secretária de Proteção Animal substituta, Edilene Cerqueira, esse trabalho contínuo reflete a priorização do bem-estar animal e a promoção de políticas públicas que beneficiam não apenas os animais, mas também a comunidade. "A castração gratuita é uma política pública essencial, que não apenas contribui para o controle populacional, mas também previne doenças e promove a saúde pública. Esse compromisso reflete o empenho do Governo do Distrito Federal em cuidar dos animais e de toda a comunidade", comentou.
Ao longo de 2024, a Sepan/DF atingiu a marca de 12.444 castrações realizadas, reforçando o compromisso com o controle populacional e a saúde dos animais no DF. O esforço, que abrangeu cães e gatos, alcançou números expressivos em todas as categorias, incluindo 2.894 cachorros, 3.548 cadelas, 3.172 gatas e 2.830 gatos.De acordo com a Secretaria, para 2025, a meta é aumentar ainda mais a cobertura, priorizando regiões carentes e ampliando o acesso gratuito ao serviço, consolidando o Distrito Federal como referência em políticas de proteção animal.
Das vagas
As vagas estão distribuídas entre três clínicas conveniadas:
Coração Peludinho (Gama): 432 vagas (108 para cada espécie e sexo).
Clínica Dr. Juzo (Samambaia): 144 vagas (36 para cada espécie e sexo).
Pet Adote (Paranoá): 144 vagas (36 para cada espécie e sexo).
Regras e orientações
A Sepan/DF destaca algumas regras importantes para os tutores interessados:
Cada CPF pode registrar no máximo dois agendamentos.
Apenas moradores do Distrito Federal podem participar, sendo necessário apresentar comprovante de residência no dia da cirurgia.
Menores de 18 anos não podem realizar agendamentos.
Não é permitido trocar o sexo ou a espécie do animal após o agendamento.
Em caso de cancelamento, a vaga será perdida.
No dia da cirurgia, os tutores devem apresentar:
Documento de identificação com foto;
Comprovante de residência no DF em nome do responsável;
Comprovante de agendamento impresso.
Informações:
Para mais informações ou dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (61) 98199-2410, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h, apenas por mensagens.

