O Governo do Distrito Federal determinou que distribuidoras de bebidas devem funcionar apenas das 6h às 0h, inclusive em fins de semana e feriados. A medida, publicada em portaria conjunta, busca reduzir a criminalidade e a desordem urbana associadas ao consumo de álcool nas madrugadas.
No Gama, autoridades policiais consideram a nova regra essencial para proteger vidas. De acordo com o delegado Willian Ricardo, titular da 14ª DP, em todo o DF tem-se observado que distribuidoras de bebidas têm servido como grande foco de crimes de homicídio e tentativas de homicídio. “Nós temos empreendido ações policiais nesses locais, mas o ideal é que esses estabelecimentos fechem mesmo as portas após um determinado horário e que haja maior controle e fiscalização”, comentou.
O comandante em exercício do 9º BPM, major César, também defendeu a medida. “Por mais que necessária e salutar, esta medida se torna indispensável para estabelecer uma condição ímpar para redução da criminalidade conectada ao consumo e abuso do álcool. O fechamento antecipado representa uma resposta proativa. Este é um momento para que nos unamos em prol de soluções que promovam a paz e a proteção”, afirmou.
A iniciativa, de caráter preventivo, tem como objetivo reduzir conflitos interpessoais e práticas criminosas. “É uma ação que dialoga diretamente com as demandas da população e com as dinâmicas que mapeamos em nossos estudos. A restrição é estratégica e necessária para conter o crescimento de crimes associados a esses espaços”, explica o secretário de Segurança Pública Sandro Avelar.
A fiscalização será feita pelas administrações regionais, Polícia Militar, Polícia Civil e outros órgãos do GDF. Estabelecimentos que descumprirem a norma poderão sofrer sanções administrativas e até interdição.