Com umidade relativa do ar chegando aos 14%, a costureira Vilma Lúcia adquiriu o hábito de jogar água de mangueira no telhado da casa - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
O calor tem castigado os brasilienses nos últimos dias, especialmente os moradores do Gama, que costuma registrar temperaturas extremas de frio e calor, a depender da época do ano. Em tempos de seca e calor, os termômetros da região administrativa estão registrando as temperaturas mais altas do Distrito Federal.
De acordo com Heráclio Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o quadradinho, mesmo sendo uma região pequena, tem grande variação de temperaturas, a depender das características de cada localidade. A estação localizada em Ponte Alta, no Gama, por exemplo, é uma área de vale, ou seja, uma espécie de planalto entre duas colinas, onde há pouca circulação de ar e, por isso, apresenta temperaturas ora muito altas, ora muito baixas.
"Tudo depende de como é a configuração da região, o relevo, a edificação, se tem pavimentação ou não. A título de comparação, a estação de Águas Emendadas é uma área ampla e de reserva, com pouca edificação e bastante vegetação. Tende a haver maior ventilação, o que explica as baixas temperaturas pela manhã", explicou o meteorologista. Ontem, a Estação Meteorológica de Águas Emendadas registrou mínima de 15,2ºC e máxima de 35,9ºC. Já no Gama, os termômetros variaram entre 20ºC e 36,7ºC.
O calor causa desconforto, mas o gamense não pode parar por conta das altas temperaturas. O jeito é arranjar estratégias para lidar com a condição climática. O motoboy Gladston Dias, 34 anos, conta que usa protetor solar todos os dias e que carrega dois litros de água no baú instalado na parte traseira da moto que usa para trabalhar. "São cuidados que eu tomo o ano inteiro, mas nesta época de seca eu redobro a atenção", revela.
No trabalho, Gladston fica muito exposto ao sol, circulando pelas ruas do Gama para fazer entregas. No entanto, os cuidados que toma não foram suficientes para impedir que sofresse de insolação, episódio que ocorreu na última terça-feira. "Minha vista escureceu e tive vertigem, náusea e febre. Precisei tomar soro na veia, no Hospital do Gama. Perdi um dia de trabalho", lamenta.